STJ nega direito de preferência a arrendatários que não exploram terra de forma direta e familiar

Terceira Turma reafirma que requisitos do Estatuto da Terra devem ser comprovados para exercício da preferência na compra de imóvel rural em recuperação judicia

Publicado em

STJ nega direito de preferência a arrendatários que não exploram terra de forma direta e familiar

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou direito de preferência na aquisição de imóvel rural a arrendatários que não comprovaram exploração direta e familiar da propriedade, conforme exigido pelo Estatuto da Terra. A decisão foi proferida no julgamento do Recurso Especial nº 2.140.209/SP, com relatoria do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva.

O caso teve origem em incidente de alienação judicial dentro de processo de recuperação judicial em trâmite desde 2006. A empresa em soerguimento pleiteou a venda de fazenda avaliada em R$ 6.319.000,00 para liquidar obrigações assumidas no plano recuperacional, especialmente débitos tributários superiores a R$ 80 milhões.

Durante o procedimento, três membros de uma família compareceram aos autos alegando manter contrato de arrendamento rural sobre o imóvel e, por essa razão, teriam direito de preferência na aquisição com base no artigo 92, §§ 3º e 4º, do Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964). Os recorrentes apresentaram proposta equivalente à da compradora.

A recuperanda contestou a alegação, esclarecendo que o único contrato de arrendamento formalizado foi encerrado em maio de 2021 por meio de distrato. Argumentou ainda que os recorrentes ocupavam irregularmente o imóvel há mais de um ano sem qualquer pagamento.

Estatuto da Terra protege apenas exploração direta e familiar

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva destacou que o Estatuto da Terra busca a proteção daquele que explora a terra de forma direta e familiar, ficando o direito de preferência do arrendatário condicionado à presença cumulativa desses requisitos.

O relator fundamentou sua análise no artigo 38, inciso II, do Decreto nº 59.566/1966, que estabeleceu que os benefícios previstos na legislação agrária somente são assegurados quando a exploração for realizada de maneira direta e pessoal. O artigo 8º do mesmo decreto esclarece que essa forma de exploração pressupõe que o arrendatário, juntamente com seu conjunto familiar, resida no imóvel e viva em mútua dependência, utilizando assalariados em número que não ultrapasse o de membros ativos daquele conjunto.

O ministro lembrou precedente da própria Corte no julgamento do REsp nº 1.447.082/TO, no qual ficou estabelecido que o Estatuto da Terra limita os benefícios a quem explore a terra direta e pessoalmente, como verdadeiro homem do campo, contando essencialmente com a força de trabalho familiar.

Arrendatários não comprovaram requisitos legais

No exame do caso concreto, o relator consignou que as instâncias ordinárias registraram elementos fáticos que afastam o enquadramento dos recorrentes no perfil de pequeno agricultor protegido pelo Estatuto da Terra.

Conforme destacado nas decisões de primeiro e segundo graus, os recorrentes não residem no imóvel rural. O contrato tinha por objeto apenas pastagens destinadas ao apascentamento de animais bovinos, sendo a atividade voltada para criação de gado e realização de leilões, caracterizando exploração empresarial e não familiar.

Ficou demonstrado ainda que um dos recorrentes é proprietário de outros dois imóveis rurais de valor significativo, que foram oferecidos como garantia no depósito judicial. Os valores somados totalizavam R$ 7.399.209,00, evidenciando que os recorrentes já eram proprietários rurais e não passariam a essa condição com o exercício da preferência.

O ministro Cueva enfatizou que os recorrentes ostentam a condição de verdadeiros empresários do ramo agrícola, conforme se extrai de suas próprias manifestações processuais, nas quais declararam explorar a criação de gado, realizar leilões e possuir outra área rural. Esse perfil se distancia do típico homem do campo que o Estatuto da Terra visa proteger.

A decisão foi unânime. Rever a conclusão das instâncias ordinárias quanto ao não preenchimento dos requisitos esbarraria na censura da Súmula nº 7/STJ. Com o resultado, fica estabelecida a concorrência entre os proponentes para aquisição do imóvel, prevalecendo aquele que oferecer o maior preço em benefício da recuperação judicial e dos credores.​​​​​​​​​​​​​​​​

Baixe a decisãoBaixar

Mais notícias

Ler no Agro Pujante